.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Quase 2 anos!

. Feira do Livro

. Aulas...! & Mudança de lo...

. Voltei

. Greve Geral e Testes

. Testes e mais testes!!!

. Site da Joana e saudades....

. Testes e Anne Frank

. Novo look e Ano Lectivo!

. Novo ano lectivo...

.arquivos

. Julho 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

Chocolate

Olá, amiguinhos! Pois, hoje é o último dia das férias de carnaval...pois não me apetecia muito voltar à rotina diária...mas se tem de ser, assim seja! Já fiz os TPC'S de férias, pois é que eram bastantes!!! Depois vem aí as férias da Páscoa! Estou mesmo ansiosa para essas! Lol! Pois, aí vai só ser: "Descansar" e "comer chocolates", pois eu sou fanática por chocolates! O problema é que em excesso faz mal...E se eu deixar a história do chocolate...hum...deixa crescer-te "agua na boca"...[lol]. E leiam...não tenham preguiça só por ser um texto grande! Vale a pena ler!

A História

O chocolate passou a se difundir pelo mundo a partir do século XVI, quando o conquistador espanhol Hernán Cortés conheceu-o na corte de Moctezuma II no México e o levou para a Europa. Naquela época os astecas tomavam-no como uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro, árvore nativa das regiões tropicais da América, chamando-se xocolatl ou chocoatl (água amarga), e levava até pimenta e outras especiarias. Ao se difundir pela Europa, transformou-se e aprimorou-se. Na Espanha, perdeu a adição de pimenta e recebeu açúcar, canela e baunilha.

No início do século XVII, viajantes e comerciantes introduziram-no na Alemanha, França e Itália. A primeira casa dedicada em exclusivo ao chocolate abriu em Londres, em 1657, por mão de um francês. Na época era uma bebida muito comum destinada às classes altas devido ao seu preço. Em 1659, David Chaillou começou a vender em Paris as primeiras tortas de chocolate. Uma década depois o chef Lassagne, que trabalhava para o duque de Plessis-Praslin, criou o primeiro bombom, coberto de caramelo. faz parte das rações dos militares dos Estados Unidos da América, assim como dos astronautas da NASA.

Os tipos de Chocolate

O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite (em Portugal diz-se chocolate de leite), branco, meio amargo, com amêndoas ou avelãs, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

  • O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas.
  • O chocolate preto deve usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias.
  • O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
  • A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a Valrhona, Lindt & Sprüngli, e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.
  • O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.

Valor Nutritivo

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotectora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui endorfina.

Fonte do texto: "Wikipédia".

 

Chocolate em suas diversas composições: Chocolate branco (branco), chocolate ao leite (mais claro) e chocolate amargo (mais escuro)

 

 

 

Está descansado(a), que os cães, também têm direito a chocolate!!! (Lol ):

(Ossinhos para cão com sabor a chocolate!)

E leiam este texto, não tenham perguiça, para cultivar um pouco de cultura, ok? Beijocas, comentem!***

sinto-me: Com água na boca!
publicado por Carol às 16:23
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De mm a 21 de Fevereiro de 2007 às 17:20
o blog continua um espetaculo!!
5*
espetacular!!
continua assim!!
xau e jocax
De ICEGIRL3 a 21 de Fevereiro de 2007 às 18:45
Oi!
O teu blog ta mt fixe...eu adoro chocolate n consigo viver sem chocolate!

VISITA O MEU BLOG, EU CRIEI UM FUNDO NOVO!

JOKAS LINDAH!*******
De Tititi a 24 de Fevereiro de 2007 às 14:03
este blog ta cada vez melhor!! passa la no meu pra votar nos actores do proximo mes!

passa tbm no meu novo blog: http://lugares_de_sonho.blogs.sapo.pt/

bjãO!

Comentar post